Você está aqui: Menu Principal
Reassentamento em Tenga PDF Print E-mail
Wednesday, 31 May 2017 13:18

Famílias passam a contar com posto Policial e Centro de Saúde

A população do bairro Mwambalambate, na localidade de Tenga, distrito da Moamba, na província de Maputo, conta desde a última sexta-feira, 26, com um centro de saúde ampliado e um novo posto policial, construídos no âmbito dos esforços do Governo para a melhoria das condições de acesso aos serviços básicos, naquela área de reassentamento.

Para Silva Magaia, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Maputo Sul, empresa gestora do projecto de construção da ponte Maputo-Katembe, cujo traçado implicou na retirada destas famílias no bairro da Malanga, o gesto reflecte o compromisso que a empresa teve com as famílias desde o primeiro dia do processo.

“Nós transferimos as famílias e temos obrigação de assegurar que não sejam afectadas ou sacrificadas. Queremos manter as condições que tinham na sua zona de origem e, se possível, elevar a qualidade de vida” disse Silva Magaia.

Num outro desenvolvimento, Magaia disse estar para breve o arranque das obras de construção de salas de aulas da escola local, com material convencional, para substituir a actual que é provisória.

Importa referir que o Posto Policial foi construído de raiz, cuja primeira fase engloba três compartimentos, faltando a edificação das celas e outras áreas de serviços. Já o Centro de Saúde beneficiou de reabilitação e ampliação, contando neste momento com uma sala de triagem. Serviços de saúde materno-infantil, copa, sanitários e seis camas para a maternidade.

No mesmo dia, a Maputo Sul, E.P. realizou a sua Reunião de Coordenação Técnica, nas instalações de Escola Primária Anexa de Tenga, que se localiza na área de reassentamento de Mwambalambate.

 

Tenga

Maputo-Katembe

Circular