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PROJECTO DE CONTRUÇÃO DA PONTE MAPUTO – KATEMBE, DAS ESTRADAS KATEMBE – PONTA D`OURO E BOANE – BELA VISTA

Visão geral do projecto (Trabalhos Preliminares)

  • O projecto proposto é a construção da Estrada Nacional de Maputo à fronteira entre África do Sul e Casa comercial, no sul de Moçambique;
  • O Empreiteiro China Road and Bridge Corporation – CRBC divide o projecto em duas equipes: Equipe Ponte e Equipe de estrada;
  • A quilometragem da ponte para cada equipe é 6 km, incluindo a ligação da Estrada Norte da ponte Maputo - KaTembe e ligação de uma parte da Estrada Sul (318.5m).

Direcção e Principais pontos de restrições

Ponto de partida ao sul pela intersecção em forma de diamante EN1/EN4 → ao longo da Av. Nuno Alvares → passa ao sul pela rotunda da Praça 16 de Junho → ao lado esquerdo da Av. ONU → Liga ao sul e ao viadutos Av. ONU → Passa por cima da empresa Motorcare, da ferroviária, da área do porto e da Baía de Maputo → Chega ao lado esquerdo ao distrito municipal KaTembe → Continua em direcção ao sul → Chega a ligação ao K6. O percurso desta seção é 6,0 km no total.

Solução das rotas (dividindo-se em três partes)


Parte 1 - Ponto de partida para o cruzamento na ligação norte

Esta secção é exposta paralelamente ao lado sul da Av. OUA, à beira-mar é uma ferrovia, uma estrada de terra fica entre o grande edifício público e ferroviário, com uma largura de cerca de 3m ~ 7m; de ambos os lados existem casas de material precário.


Parte 2 – Cruzamento da ligação norte para iniciar a ponte Maputo/ KaTembe

Esta secção é exposta ao longo de metade da inclinação no lado norte da AV.ONU; inclinação transversal do solo é de cerca de 1:2; topo da encosta tem muitos edifícios, o lado direito é colocada como adjacente ao AV.ONU, os balanços de rota dentro de um pequeno intervalo.


Parte 3 – Ponte Maputo / KaTembe

Esta secção de restrições incluem:

  • Lado norte: Av. ONU, empresa Motorcare, empresa Delta Trading, zona de entroncamento das estradas e zona ferroviária, espaço de operação da área portuária e folga de navegação na seção longitudinal;
  • Zona Sul: localização militar e naufragar.

Estrutura da Secção 2 – KaTembe – Ponta D`Ouro

    Comprimento Total de 109 km;
  • Requalificação da Estrada KaTembe - Bela Vista - Ponta do Ouro;
  • Construção de Estradas de Acesso à Praia da Ponta do Ouro, Bela Vista e Zitundo;
  • Ampliação e Reabilitação da Passagem Superior dos Caminhos de Ferro em Salamanga;
  • Nova Ponte sobre o Rio Futi.

Secção 3: Bela Vista – Boane

  • Reabilitação de 63 km Bela Vista e Boane (N200);
  • Reabilitação de Pontes;
  • Reabilitação da Passagem Superior - Bela Vista;
  • Reabilitação Ponte sobre o Rio Tembe;
  • Reabilitação Ponte sobre o Rio Changalane;
  • Reabilitação Ponte sobre o Rio Mahubo;
  • Reabilitação da Passagem Superior – Boane;
  • Construção da Ponte o Rio Umbeluzi (Boane).

PLANO GERAL DE URBANIZAÇÃO DO DISTRITO MUNICIPAL DA KATEMBE

  • Razão de Ser e Oportunidade do Plano:
  • Ponte Maputo KaTembe;
  • Estrada para a Ponta D`Ouro;
  • Melhoria da Acessibilidade;
  • Viabilidade da Ponte.
  • Consequências da Nova Acessibilidade:
  • Aumento da População Residente da KaTembe em Consequência da Facilidade de Acesso a Maputo;
  • Estima-se que a População da KaTembe possa aumentar até 400 000 Habitantes ao longo dos próximos 30 Anos;
  • Sem Planeamento a KaTembe Transformar-se-á num Grande Bairro Informal.

O Processo de Urbanização Visa:

  • Enquadramento dos Bairros nas operações de Planeamento;
  • Salvaguardar e qualificar a faixa costeira;
  • Prever equipamentos colectivos na proximidade das populações;
  • Aspiração a uma Cidade infra-estruturada;
  • Salvaguardar os direitos da população actualmente residente na KaTembe.
Last Updated on Tuesday, 05 April 2016 05:37